segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Espiritismo explica!

Que é Deus?
Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.
Que se deve entender por infinito?
O que não tem começo e nem fim; o desconhecido; tudo que é desconhecido é infinito.
Pode-se dizer que Deus é infinito?
Definição incompleta. Pobreza da linguagem dos homens, que é  insuficiente para definir as coisas que estão acima de sua inteligencia. “Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração.

 

Perguntas retiradas de “O Livro dos Espíritos”.

A essência da Oração Universal

No evangelho de Mateus, é narrado o momento que Jesus ensina os discípulos a orar, e é nesse momento que é mostrado o mais perfeito modelo de prece que já existiu. O que não sabemos é que, em nossas orações, nem tudo está de acordo ao que Jesus nos ensinou.
 O Prof. Severino Celestino da Silva (UFPB), em seu livro Sermão do Monte, nos apresenta outra tradução do texto evangélico original (em hebraico) diferente da tradução feita da vulgata latina de São Jerônimo. A versão em hebraico usada pelo Prof. Severino foi encontrada com judeus convertidos ao cristianismo.
Depois de uma pesquisa longa em busca da essência do texto evangélico, temos a tradução exata (ou quase) da oração Universal.
“Eis como deveis orar: Pai nosso dos céus, santo é o teu nome, venha o teu reino, tua vontade se faz na terra como também nos céus. Dá-nos hoje nossa parte de pão. Perdoa-nos as nossas culpas, quando nós perdoamos as culpas de nossos devedores. Não nos deixes entregues à provação; porque assim nos resgatas do mal” (Mt. 6, 9-13).
Por Adam valente

Rumo à Regeneração

Dentre as objeções apresentadas contra a reencarnação, frequentemente é proferida a questão populacional do planeta, que aumenta geometricamente, parecendo dar margem a paradoxos, desde que seriam os mesmos, os espíritos, no contínuo fluxo do ir-e-vir.
Esquecem-se tais opositores que a Criação é infinita, e não estanque, prosseguindo o Poder Gerador a criar sempre e incessantemente.
Igualmente, da mesma maneira que as migrações, no Orbe, fazem-se continuadamente, transferindo-se pessoas de uma para outra região do país, ou de um para outro continente, ocorre, com assiduidade, fenômeno equivalente com os habitantes espirituais de outros mundos, que emigram, objetivando ajudar o progresso do planeta no qual se hospedam, ou atendendo os impositivos da evolução, em mecanismos reparadores de culpas e erros.
 
O mesmo sucede aos terrícolas que, vez por outra, são encaminhados a outras moradas, onde adquirem experiências e conhecimentos, se se tratam de lares mais elevados, ou são conduzidos a esferas mais primitivas, nas quais se depuram e reequilibram.
As leis de Deus vigem em toda parte e são iguais para todos.
Como o progresso é contínuo, os mundos que gravitam nos espaços siderais constituem escolas de variada finalidade, no concerto universal da Divina Sabedoria.
Esse mecanismo é igualmente usado na Terra, no que se refere à aprendizagem, em qualquer área da educação. Desde os graus mais elementares até os cursos mais complexos, há uma escala ascendente que se estende por várias Escolas com finalidades específicas, que fazem parte do arquipélago universal.
Aprendiz constante, o espírito submerge e merge no processo corporal, vivenciando experiências que o capacitarão para a felicidade posterior.
Sendo a Terra um planeta de provações, os espíritos que nela habitam encontram-se em processo de evolução, capacitando-se para grandiosos passos, que se prolongarão por outras Esferas mais ditosas, quando aqui encerrado o ciclo, ou seguindo-a, ao se tornar educandário de regeneração, iniciando uma fase de amplas bênçãos.
Outrossim, recebe o nosso planeta-mãe hóspedes espirituais de diversas classes, que aqui se reeducam, quando indisciplinados, ou nos trazem informações e conhecimentos hábeis para o seu mais rápido crescimento na escala dos mundos, se adiantados.
Por essa razão, afirmou Jesus com tranquilidade: “Na casa de meu Pai há muitas moradas”.
Por Dirceu Machado

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Não critique!

Não critique!
Procure antes colaborar com todos, sem fazer críticas.
A crítica fere, e ninguém gosta de ser ferido.
E a criatura que gosta de criticar, aos poucos, se vê isolada de todos.
Se vir alguma coisa errada, fale com amor e carinho, procurando ajudar.
Mas, sobretudo, procure corrigir os outros, através de seu próprio exemplo

C. Torres Pastourino