F.E-Quando e como foi o primeiro contato seu com o espiritismo?
R- Foi quando conheci o Wilson e a D. Elisa. O Wilson é o Manoel Castro meu marido e a D. Elisa era a mãe dele. Só comecei a frequentar o Centro Espírita Dr. João Moreira no bairro Pan Americano, em 1976.
F.E-O que mais encanta a senhora no Espiritismo?
R- Não há algo específico pra eu citar. A Doutrina Espírita é encantadora de uma forma geral.
F.E-Como a senhora definiria o Espiritismo?
R- Fico com a definição que está em o livro “O que é o Espiritismo”: “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”.
F.E-Como foi que nasceu a ideia de fundar um centro espírita?
R- Nós íamos duas ou três vezes de Maracanaú para o Pan Americano. Depois de alguns anos fazendo este percurso, um dia pensamos em fundar um Centro Espírita em Maracanaú. Começamos com o Evangelho no Lar na casa da minha sogra, depois nos veio a ideia de fazermos o Simpósio com o objetivo de sensibilizar os espíritas da cidade e deu certo.
F.E-Como foi o desenvolvimento do processo de fundação da Soesma?
R- Uma semana depois do Simpósio, que aconteceu nas dependências do Instituto São José, começamos a nos reunir na sede da Associação Dos Moradores do Conj. Jereissate – I e II, que nos foi cedido gentilmente pela D. Lourdes e o Sr. Ferreirinha, através da amizade da nossa companheira Fátima Barbosa, que os meninos a chamam carinhosamente de “tia Fátima”. Paralelo ao estudo do Evangelho nós nos reuníamos para organizar juridicamente e administrativamente a futura casa espírita. Contamos então com a ajuda de muitos companheiros e em setembro de 1993 a SOESMA foi oficializada juridicamente, graças à colaboração do Sr. Benvindo Melo que nos ajudou a elaborar o estatuto e também graças a ajuda de dois amigos que até hoje estão conosco e são amigos da SOESMA , Margareth Rose e o Capitão Martins. Devemos muito a eles.
F.E-Quem foi o primeiro presidente da Soesma?
R- Vera Lúcia da Silva Sousa
F.E-Qual o momento mais marcante na história da SOESMA?
R- Tivemos muitos momentos marcantes. A compra da chave da casa da RuaNove, a primeira reunião depois da compra da mesma. Mas a presença de Ana Guimarães (RJ) em 1996, na nossa casa e a comunicação de Dr. Bezerra de Menezes através dela e pra todos os trabalhadores ouvirem foi inesquecível.
F.E-Qual o próximo passo que senhora e a diretoria da casa estão pensando para a Soesma?
R- O próximo passo é sempre a busca de melhoria para divulgar a Doutrina Espírita.
F.E-Qual deve ser a contribuição da SOESMA para a sociedade e o mundo?
R- A contribuição da SOESMA é trabalhar mais e mais incentivando a reforma moral dos seus frequentadores. Essa contribuição é muito importante. Na reforma moral de cada um de nós está a chave para construção de um mundo melhor através da vivência, no dia a dia, dos ensinamentos de Jesus.
F.E-Qual recado à senhora daria para os trabalhadores e frequentadores da SOESMA?
R- Jamais em tempo algum parar de estudar e de refletir sobre a reforma íntima. O Espiritismo não resolve os problemas de ninguém. Quem os resolve somos nós mesmos, ao decidirmos aplicar o que aprendemos em nosso dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário